De acordo com o levantamento de 2020 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), o Brasil desperdiça 40% de toda a água tratada do país por ineficiência na distribuição. Um número alarmante, já que água potável é um bem vital e cada vez mais escasso.
Diante desse cenário, reduzir a perda de água em sua operação é um dever de todas as empresas. Primeiramente porque esse é um recurso fundamental para garantir a qualidade da vida humana e a sustentabilidade das atividades produtivas no planeta.
Mas, também, porque a adoção de condutas amigáveis ao meio ambiente são essenciais para manter as organizações alinhadas à agenda ESG, além de que economizar água é sinônimo de redução de custo para o negócio.
Neste conteúdo, nós detalhamos como sua empresa pode colocar em práticas estas sete ações que contribuem para a redução da perda de água:
Mapear o modo de consumo de água e quais são os pontos críticos de perda desse recurso é o primeiro passo para evitar o desperdício na empresa.
Com esse mapeamento, é possível setorizar o consumo, estabelecer metas e implementar ações que podem ajudar a reduzir a perda de água em todos os processos da organização.
A medição e o monitoramento do uso de água são fundamentais para identificar pontos críticos de consumo e desperdício. Com a implementação de um sistema que meça e monitore como a água é gasta, é possível identificar vazamentos e desperdícios em tempo real, e adotar ações para corrigir e prevenir esses problemas.
Usar a água de forma eficiente é essencial para reduzir a perda desse recurso. Ações simples, como a instalação de torneiras com temporizador, o monitoramento de vazamentos e a implementação de programas de manutenção preventiva, ajudam a reduzir o desperdício e podem afetar positivamente as contas da organização.
Torneiras e canos pingando, registros e válvulas vazando podem causar grande desperdício de água e, por isso, é indispensável fazer a manutenção periódica desses equipamentos e, sempre que necessário, substituir aqueles que não são mais eficientes.
Optar por trocar torneiras antigas por itens mais modernos, por exemplo, pode levar a uma redução de até 75% na perda de água, devido à tecnologia de arejadores.
Não contaminar rios e solo é um dever legal das empresas, e o tratamento de efluentes é uma forma de cumprir essa obrigação.
Ao investir no tratamento de efluentes, a empresa pode devolver até 80% da água consumida à natureza, e essa prática é aliada na redução do consumo e nos gastos a longo prazo.
O reuso de água é uma prática sustentável fundamental para reduzir a perda desse recurso nas empresas. A água utilizada em alguns processos produtivos pode ser tratada e usada em outras etapas da operação, isso reduz o consumo e a quantidade de efluentes gerados.
O método de reutilização da água pode ser simples ou complexo, a depender do investimento feito e das condições do recurso hídrico para um reaproveitamento saudável. Exemplos disso são:
Implementar programas que eduquem sobre o uso consciente e a gestão sustentável da água é essencial para ter êxito na redução do consumo desse recurso, por isso as empresas devem investir nesse tipo de iniciativa.
Campanhas internas podem fazer os colaboradores adotarem hábitos simples que impactam muito na economia de água, como fechar a torneira enquanto lava as mãos e escova os dentes, e também são indispensáveis para transformar a cultura corporativa, de modo a apresentar às equipes valores ligados ao uso racional dos recursos naturais.
Agora que você conhece boas práticas que ajudam a reduzir a perda de água na sua empresa, leia também nosso conteúdo que mostra como tratar efluentes industriais de forma correta e garanta o alinhamento da sua empresa com as melhores condutas de responsabilidade ambiental.