Saiba Quais São As Etapas do Tratamento de Água

Tempo aproximado de leitura: 4 minuto(s)

Você sabe quais são as etapas do tratamento de água? Para que este insumo chegue às casas e indústrias em condições ideais para ser utilizado, antes ele passa por diversos processos de limpeza que garantem a sua salubridade.

É muito importante que empresas e gestores municipais garantam que esse recurso passe por todos os procedimentos necessários para a sua filtragem e desinfecção. Isso porque, muitas vezes, a água captada dos rios, poços e demais fontes pode conter sujidades, vírus e outros elementos contaminantes perigosos e com potencial para causar diversas doenças às pessoas que irão consumi-la. 

Continue a leitura e veja como funciona esse processo de tratamento.

O que é água tratada?

Antes de falar das etapas de cuidado deste insumo, é importante que você tenha clareza do que é considerada uma água tratada. 

Esse recurso é entendido assim quando passa por algum tipo de estação de tratamento, que é o local em que são realizados alguns processos necessários para combater impurezas e elementos de contaminação, como vírus, bactérias e poluentes, que podem prejudicar a saúde humana. 

O que é uma ETA?

Você já sabe o que é uma água tratada, mas onde será que ela passa por essas etapas de cuidado? Todos os procedimentos realizados para eliminar elementos contaminantes desse recurso acontecem em uma Estação de Tratamento de Água (ETA). 

As ETAs têm a aparelhagem necessária para fazer a captação e limpeza deste insumo, garantindo que ele esteja nos padrões de potabilidade para o consumo humano, isto é, que a água seja potável. 

Para ser considerado assim, esse líquido precisa: 

  • ter uma aparência limpa (transparente);
  • não apresentar sabor ou cheiro;
  • estar livre de microorganismos patogênicos (aqueles que podem provocar doenças);  
  • livre de resíduos de qualquer natureza. 

A responsabilidade em fornecer água de qualidade às pessoas é enorme, pois ela é um recurso essencial para a sobrevivência humana, além de ser base de diversas atividades sociais, sendo, por exemplo, indispensável para o funcionamento de diversos setores da indústria — têxtil, frigorífica, petrolífera, de laticínios, entre outras.

O que é uma ETA

Quais são as etapas do tratamento de água?

Chegou o momento de conhecer algumas das principais etapas do tratamento de água. São elas: 

1. Captação da água

Você sabe de onde vem a água que você consome na sua casa ou trabalho? Esse recurso é retirado de rios, ribeiras, lagos e fontes subterrâneas de água doce e enviadas para estações que realizarão o seu tratamento. 

Sendo assim, a primeira fase de cuidado é, justamente, a captação do recurso. Nesse momento, a água é enviada para um sistema de grades que ajuda a remover algumas sujeiras maiores, como galhos de árvores e até lixo humano. 

2. Adução

Depois de ser captada, a água passa pela adução. Nessa fase, o recurso é enviado para as Estações de Tratamento de Água por meio de bombas.  

3. Coagulação

Nesta terceira etapa do tratamento de água, são adicionadas algumas substâncias coagulantes na água que vão ajudar a remover algumas sujeiras muito pequenas e com baixa densidade, isto é, que são leves demais para serem removidas por sedimentação e, por isso, ficam suspensas na água. 

A adição de um coagulante serve, neste caso, justamente para tornar essas partículas mais pesadas, facilitando a remoção delas. 

Etapas do Tratamento de Água - coagulação

4. Floculação

Depois que o coagulante é adicionado à água, essas pequenas sujeiras se unem umas às outras, formando flocos maiores. Daí vem o nome “floculação”. 

A partir disso, esses blocos de impurezas se tornam mais pesados e acabam afundando. 

5. Decantação

As sujeiras suspensas que se juntaram e formaram flocos mais pesados nas etapas do tratamento de água anteriores, agora, na fase de decantação, acabam afundando e se depositando no fundo dos tanques. 

É dessa forma que elas poderão ser separadas do restante do líquido. Todas essas impurezas que afundaram vão formar uma espécie de “lodo”, que depois deverá ser descartado. 

6. Filtragem

Para garantir que nenhum floco de sujeira que, por ventura, não foi decantado, passe para as etapas seguintes, a água precisa passar por uma camada de filtros, que são formados pelos seguintes componentes:

  • areia grossa;
  • areia fina;
  • cascalhos;
  • pedregulhos;
  • carvão. 

Esse esquema de filtragem serve para remover todos os resíduos que escaparam da decantação.

Filtragem - Etapas do Tratamento de Água

7. Pós-alcalinização

Além de eliminar todas as impurezas sólidas, para estar apropriado para o consumo humano, esse recurso também precisa estar dentro de uma faixa de acidez adequada. 

Por isso, existe a etapa de tratamento de água de pós-alcalinização, que serve para corrigir o pH (potencial hidrogeniônico), que é a unidade de medida que define, justamente, o quão ácido ou não esse líquido está.

8. Desinfecção

Depois de ter o seu pH ajustado, a água ainda precisa passar por um processo de desinfecção para eliminar bactérias, vírus e outros microorganismos e toxinas que podem prejudicar a saúde humana. Nessa etapa do tratamento de água, é comum serem utilizadas substâncias como o cloro ou o ozônio.

9. Fluoretação

Para encerrar as etapas do tratamento da água, esse recurso passa pela fluoretação Aqui é adicionado flúor no líquido, uma substância que ajuda a prevenir cáries dentárias na população. 

Então, gostou de conhecer todas as fases de cuidado necessárias para preparar esse insumo tão importante para a vida humana? Essas fases se aplicam, como já mencionado, às águas captadas de mananciais que servirão para abastecer as residências e o comércio de uma cidade, por exemplo. 

Mas você sabe o que acontece com a água utilizada nas fábricas e como ela deve ser descartada? Continue no blog da Projesan e entenda o que são efluentes industriais e como tratá-los

Compartilhar:

Outros artigos

Entenda como a economia circular pode ajudar as empresas a reduzir custos minimizar o impacto ambiental e melhorar sua reputação junto aos consumidores...
Conheça as práticas fundamentais para otimizar seus processos facilitar a gestão de resíduos em sua empresa e contribuir para a preservação do meio ambiente...
Conheça as ações que as empresas podem adotar para reduzir sua pegada de carbono desde a adoção de fontes de energia renovável até a otimização do tratamento de efluentes...
Adotar condutas para a redução da perda de água na empresa é fundamental para cortar gastos e manter o negócio em compliance com a agenda ESG Leia boas práticas que...
Conheça a Política Nacional de Recursos Hídricos seus objetivos e princípios além dos instrumentos para a gestão da água...
Quer impulsionar a eficiência operacional e aumentar a competitividade da sua empresa Descubra como as ações de sustentabilidade podem ajudar nisso...
Otimizar os processos de gestão das águas ajuda a construir cidades mais sustentáveis Conheça as principais diretrizes desse trabalho e os desafios mais frequentes das empresas...