Para Que Serve o Coagulante Para o Tratamento de Água?

Tempo aproximado de leitura: 3 minuto(s)

Você sabe qual a função do coagulante para o tratamento de água? Seja para o uso industrial ou para o consumo comum, é muito importante garantir a qualidade desse recurso. E, para isso, ele precisa passar por algumas etapas, sendo uma delas a coagulação.

Nessa fase, são adicionados coagulantes na água, alguns produtos químicos que integram pequenas partículas de sujeira. Dessa forma, a remoção das impurezas é facilitada.

Esse assunto pode ser um pouco mais complicado de entender, mas aqui na Projesan a gente simplifica para você. Continue a leitura do artigo e tire dúvidas sobre:

  • o que é coagulação no tratamento de água;
  • qual a função do coagulante para o tratamento de água;
  • quais são os principais tipos de coagulante para tratamento de água.

O que é coagulação no tratamento de água?

Para entender a serventia de um coagulante no tratamento de água, é necessário saber o que é a etapa de coagulação no processo de limpeza deste insumo.

De forma resumida, nesta fase, são provocadas algumas alterações físico-químicas nas partículas coloidais da água, que podem ser entendidas como impurezas sólidas muito pequenas (com diâmetro médio entre 1 e 1000 nm) e que não podem ser removidas por sedimentação.

É indispensável que essas sujeiras sejam retiradas da água, pois elas adicionam cor e deixam o recurso com aparência turva. Por isso, a coagulação é tão importante, pois é justamente ela que vai tornar mais fácil a retirada desses resíduos.

Qual a função do coagulante para o tratamento de água?

Afinal, para que serve o coagulante para o tratamento de água?

No tópico anterior, você viu que existem algumas sujeiras muito pequenas que são mais difíceis de serem removidas desse líquido, certo? E é justamente nisso que o coagulante vai ajudar. Ao ser adicionado a um sistema aquoso, esse produto químico desestabiliza as impurezas.

Feito isso, essas pequenas sujeiras conseguem se agregar e formar coágulos maiores, permitindo a sua decantação. Isto é, a partir da própria ação da gravidade, esses flóculos se sedimentam no fundo do tanque de água, se separando da parte limpa da água.

Quais os principais tipos de coagulantes para o tratamento de água?

Agora que você já sabe para que serve o coagulante para o tratamento de água, chegou o momento de conhecer algumas das opções desse produto disponíveis no mercado.

Há uma ampla gama de coagulantes no mercado, dos tipos orgânico e inorgânico. Os inorgânicos à base de sais de ferro e alumínio costumam ser mais utilizados, já que são conhecidos pela sua alta eficiência e por serem mais fáceis de armazenar.

Alguns exemplos desse produto que entregam alta eficácia são:

1. Policloreto de Alumínio 32%

Esse tipo de coagulante para tratamento de água pode ser utilizado em estações, esgotos, efluentes industriais e também no lodo dos mais diversos segmentos – incluindo aqueles voltados para o consumo humano.

Esse composto é feito à base de sais de alumínio, e entrega alta eficiência e agilidade no processo de decantação. Ele é especialmente indicado para remoção de agentes como o fósforo, trihalometano e DBO/DQO, que em excesso podem impactar a quantidade de oxigênio presente na água e prejudicar as vida aquáticas.

2. Policloreto de Alumínio 18%

O Policloreto de Alumínio 18% é outro tipo de coagulante inorgânico. Ele atua em ampla faixa de pH (escala que determina a acidez de uma solução aquosa) e também oferece bastante agilidade na decantação, podendo ser utilizado em segmentos variados, de consumo humano e industrial.

Um diferencial desse composto a granel é que ele permite o uso de uma dosagem direta, simplificando a sua utilização na hora de diluir em água.

3. Policloreto de Alumínio 9-12%

Esse coagulante para tratamento de água, como o próprio nome indica, é à base de sais de alumínio. Assim como os coagulantes anteriores, ele pode ser usado para águas municipais (de uso humano) e do campo industrial.

Além de reunir as mesmas vantagens do Policloreto de Alumínio 18% e do Policloreto de Alumínio 32%, ainda possui uma alta basicidade, o que lhe confere a vantagem de reduzir de forma significativa a necessidade de pré-alcalinização no tratamento da água potável (processo que visa ajustar o pH desse líquido para as demais etapas de preparação).

4. Sulfato de alumínio isento de ferro líquido 50%

Esse produto, também à base de sais de alumínio, tem ampla utilização, assim como os demais. Porém, ele é especialmente indicado para aplicações que envolvem produtos sem ferro, apresentando um ótimo custo-benefício.

Agora você já sabe para que serve e qual a importância do coagulante para o tratamento de água, certo? Fazer uma boa escolha desse composto é muito importante para garantir a eliminação de substâncias nocivas para a saúde humana e animal. Aproveite e saiba também como funciona o tratamento de efluentes industriais.

Compartilhar:

Outros artigos

Entenda como a economia circular pode ajudar as empresas a reduzir custos minimizar o impacto ambiental e melhorar sua reputação junto aos consumidores...
Conheça as práticas fundamentais para otimizar seus processos facilitar a gestão de resíduos em sua empresa e contribuir para a preservação do meio ambiente...
Conheça as ações que as empresas podem adotar para reduzir sua pegada de carbono desde a adoção de fontes de energia renovável até a otimização do tratamento de efluentes...
Adotar condutas para a redução da perda de água na empresa é fundamental para cortar gastos e manter o negócio em compliance com a agenda ESG Leia boas práticas que...
Conheça a Política Nacional de Recursos Hídricos seus objetivos e princípios além dos instrumentos para a gestão da água...
Quer impulsionar a eficiência operacional e aumentar a competitividade da sua empresa Descubra como as ações de sustentabilidade podem ajudar nisso...
Otimizar os processos de gestão das águas ajuda a construir cidades mais sustentáveis Conheça as principais diretrizes desse trabalho e os desafios mais frequentes das empresas...