• Início
  • /
  • Blog
  • /
  • Entenda O Que São Efluentes Industriais E Como Tratá-los

Entenda O Que São Efluentes Industriais E Como Tratá-los

Tempo aproximado de leitura: 3 minuto(s)

Será que a indústria em que você trabalha faz o descarte de resíduos da forma correta? Certamente, você já deve ter ouvido falar de empresas que foram punidas por despejar efluentes industriais em rios ou mares.

Além de pesar na imagem e no bolso da organização, essa ação pode prejudicar o abastecimento de água de comunidades próximas e provocar a destruição de biomas inteiros. Essas consequências se devem às substâncias tóxicas que são geradas do dia a dia de trabalho das fábricas.

Mas, felizmente, há maneiras eficazes de reduzir os impactos desses resíduos na natureza e proteger a saúde das pessoas que vivem ao redor, estando em conformidade com a lei sem abrir mão do desenvolvimento do negócio. Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo, você verá:

  • o que são efluentes industriais?
  • quais as características dos efluentes industriais?
  • como funciona o tratamento dos efluentes líquidos?
  • conheça a Projesan e tenha uma solução química planejada para o tratamento das águas da sua indústria!

O que são efluentes industriais?

Afinal, o que é considerado como efluente industrial? O nome pode parecer muito técnico, mas o seu significado é bem simples. De acordo com a Norma Brasileira — NBR 9800/1987, são chamados assim todos os resíduos líquidos gerados na atividade das indústrias que estejam poluídos por produtos utilizados na operação.

Por exemplo, a água utilizada para a lavagem de equipamentos de uma fábrica de bebidas e alimentos é considerada um efluente industrial. Nesse processo, o líquido limpo pode reter substâncias que são tóxicas ou ainda podem ser utilizados produtos sanitizantes.

Por isso, esses resíduos não podem ser despejados no mar ou nos rios sem passar por um tratamento prévio. Para cada tipo de efluente, existe uma forma ideal para fazer esse descarte.

Quais são as características dos efluentes industriais?

Você já sabe o que são efluentes industriais, mas talvez tenha uma certa dificuldade de identificar quais líquidos gerados nas etapas de produção da sua indústria precisam passar por um tratamento especial.

Não são apenas substâncias químicas que precisam ser consideradas nessa avaliação. Que tal conhecer outras características que classificam esses resíduos? Também é importante observar:

  • cor — efluentes muito escuros, por exemplo, podem obstruir a luz solar e prejudicar ecossistemas aquáticos;
  • pH — é por meio dessa medida que é possível saber o grau de acidez de um efluente. Resíduos desse tipo com índices de pH muito baixos são mais corrosivos, podendo prejudicar não só o meio ambiente, como causar problemas de saúde nas pessoas;
  • demanda bioquímica de oxigênio (DBO) — indica a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por meio de bactérias;
  • demanda química de oxigênio (DQO) — a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica utilizando um agente químico.

Como funciona o tratamento dos efluentes líquidos?

Como funciona o tratamento de efluentes industriais?

Deu para perceber que não tratar corretamente as águas descartadas na indústria pode ser muito prejudicial para o bem-estar das pessoas e da natureza. Além disso, essa é uma obrigação legal. Para evitar problemas com a lei, é importante seguir todas as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Mas, afinal, como funciona esse cuidado com os efluentes líquidos? É preciso contar com o auxílio de uma empresa especializada que preste esse tipo de serviço, pois é preciso seguir uma série de etapas para poder, enfim, fazer esse descarte com responsabilidade. E a Projesan é um exemplo disso!

Nós oferecemos soluções químicas planejadas que levam mais segurança para as estações de tratamento de águas industriais e municipais (aquela que chega às casas), atendendo no Brasil e em outros países da América Latina.

No geral, existem três etapas de cuidado com efluentes industriais:

  • identificação e concentração dos poluentes que precisam ser eliminados;
  • retirada da poluição por métodos específicos;
  • recuperação da água.

Aqui na Projesan nós acreditamos que ao melhorar a qualidade da água, também contribuímos para a qualidade de vida das pessoas, dos negócios e do meio ambiente. Por isso, nós temos o ProjesanLab, um laboratório inteiramente dedicado para a criação de soluções químicas voltadas para atender com eficiência indústrias do mais diversos segmentos, como:

  • têxtil;
  • metal-mecânica;
  • frigorífica;
  • petrolífera;
  • mineração;
  • laticínios;
  • papel e celulose;
  • curtumes (de tratamento químico de couro);
  • entre outros.

Conheça a Projesan e tenha uma solução química planejada para o tratamento das águas da sua indústria!

Que tal ter um plano químico personalizado para lidar melhor com os resíduos líquidos gerados pelas suas fábricas? Na Projesan, nós oferecemos processos inovadores e em constante evolução para tornar esse cuidado com efluentes mais rápido, seguro e eficiente.

Trabalhamos com produtos de altíssima qualidade e ainda fornecemos suporte técnico especializado a todos os nossos clientes. Saiba mais sobre o nosso trabalho com águas industriais e contribua para evolução desse recurso na sua empresa!

Compartilhar:

Outros artigos

Entenda como a economia circular pode ajudar as empresas a reduzir custos minimizar o impacto ambiental e melhorar sua reputação junto aos consumidores...
Conheça as práticas fundamentais para otimizar seus processos facilitar a gestão de resíduos em sua empresa e contribuir para a preservação do meio ambiente...
Conheça as ações que as empresas podem adotar para reduzir sua pegada de carbono desde a adoção de fontes de energia renovável até a otimização do tratamento de efluentes...
Adotar condutas para a redução da perda de água na empresa é fundamental para cortar gastos e manter o negócio em compliance com a agenda ESG Leia boas práticas que...
Conheça a Política Nacional de Recursos Hídricos seus objetivos e princípios além dos instrumentos para a gestão da água...
Quer impulsionar a eficiência operacional e aumentar a competitividade da sua empresa Descubra como as ações de sustentabilidade podem ajudar nisso...
Otimizar os processos de gestão das águas ajuda a construir cidades mais sustentáveis Conheça as principais diretrizes desse trabalho e os desafios mais frequentes das empresas...