Qual A Importância De Água Potável E Saneamento?

Tempo aproximado de leitura: 3 minuto(s)

Fazer a gestão de águas municipais é um grande desafio que passa pelo entendimento da importância da água potável e saneamento básico. Você sabe o que significam esses dois termos na prática e como eles impactam a vida das pessoas?

Tratam-se de itens fundamentais para a garantia da dignidade humana. Isso porque o acesso a água tratada e esgotamento contribui para:

  • prevenção de doenças;
  • preservação ambiental;
  • garantia da segurança alimentar;
  • entre outros.

Apesar de serem serviços básicos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 40% das pessoas no mundo não têm acesso à água potável com segurança e mais 50% não têm tratamento fluvial e de esgoto.

Se tratando especialmente do Brasil, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados em 2020, revelam que 16% da população ainda não tem água tratada e 47% vive sem serviços de esgotamento sanitário.

Então, quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Quais são os benefícios do acesso à água potável e saneamento? Entenda a importância desses serviços!

Zelar pelo acesso de qualidade à água potável e saneamento básico traz uma série de benefícios para a gestão da cidade, sua indústria e cidadãos.

Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos melhoram significativamente a vida das pessoas, trazendo segurança e praticidade para realizar uma série de atividades cotidianas, desde tomar banho e escovar os dentes até preparar seus alimentos e descartar seus dejetos.

Além disso, a garantia e melhoria desses serviços contribui positivamente para:

  • redução da mortalidade infantil:
  • expansão do turismo:
  • preservação ambiental:
  • diminuição do atraso escolar:
  • entre outros aspectos.

O acesso à água potável e saneamento ainda promove melhorias na saúde. A ingestão de água não tratada e o contato direto com esgoto, por exemplo, pode expor as pessoas a uma série de doenças perigosas, o que também pode sobrecarregar os hospitais públicos e aumentar a taxa de mortalidade da localidade. Alguns exemplos de enfermidades são:

  • parasitoses;
  • cólera;
  • hepatite A;
  • rotavírus;
  • leptospirose;
  • febre tifoide.

Esse cuidado ainda pode gerar boas economias para o município. Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil revela, por exemplo, que a cada R$1,00 investido em saneamento são gerados R$4,00 de economia na saúde. Ao contrário disso, as cidades que não investem em esgotamento acabam tendo maiores taxas de hospitalização por diarreia, sendo o público infantil o mais afetado.

Quando a água é considerada potável?

A água é considerada potável quando está apropriada para consumo humano. Em resumo, esse recurso é entendido assim quando está livre de substâncias e organismos que podem fazer mal à saúde de quem utilizá-lo.

Para isso, ela também precisa ter algumas características:

  • ser inodora;
  • incolor;
  • insípida (quando não tem sabor).

É comum confundir a água potável com a doce, aquela disponível nos rios e lagos. Porém, para ter boas condições de potabilidade, esse recurso precisa passar por tratamentos específicos, até porque existem organismos e sujidades microscópicas que não são identificadas a olho nu e podem causar problemas sérios de saúde.

Assim, para se tornar potável, a água doce é encaminhada para estações de tratamento, onde passa por diversos processos de filtragem e desinfecção.

Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto por este insumo, boa parte dele vem dos oceanos (98%), que, em vista da sua grande quantidade de sal, não pode ser aproveitado. Ou seja, no final, menos de 2% de toda a água disponível na Terra pode nos abastecer. Por isso, é tão importante que empresas e governos zelem pela sua preservação e busquem formas eficientes de reduzir o seu consumo.

Investir no cuidado com a água potável e saneamento é o primeiro passo para agir a favor dessa proteção. O correto tratamento do esgoto, por exemplo, evita a poluição de córregos e rios, que são as nossas fontes naturais de abastecimento deste recurso hídrico.

Como melhorar a água potável e saneamento?

Como já mencionado, apostar na evolução da água potável e saneamento protege as pessoas de uma série de doenças, ajudando a reduzir a taxa de mortalidade, melhorar o sistema de saúde e a economia da cidade.

São muitas as vantagens de apostar nesses serviços e, para isso, a Projesan está aqui para te ajudar. Entendemos que este é um recurso indispensável para a sobrevivência humana e evolução das cidades. Por isso, agimos para melhorar a qualidade da água tratada em grande escala nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) municipais e industriais por meio de soluções químicas planejadas.

Contamos com uma equipe de profissionais comprometidos em criar produtos químicos capazes de aumentar a eficiência e segurança no cuidado com a água, sem deixar de lado a preservação do meio ambiente. Então, vamos evoluir juntos? Conheça todos os produtos da Projesan e melhore a qualidade da água no seu município!

Compartilhar:

Outros artigos

Entenda como a economia circular pode ajudar as empresas a reduzir custos minimizar o impacto ambiental e melhorar sua reputação junto aos consumidores...
Conheça as práticas fundamentais para otimizar seus processos facilitar a gestão de resíduos em sua empresa e contribuir para a preservação do meio ambiente...
Conheça as ações que as empresas podem adotar para reduzir sua pegada de carbono desde a adoção de fontes de energia renovável até a otimização do tratamento de efluentes...
Adotar condutas para a redução da perda de água na empresa é fundamental para cortar gastos e manter o negócio em compliance com a agenda ESG Leia boas práticas que...
Conheça a Política Nacional de Recursos Hídricos seus objetivos e princípios além dos instrumentos para a gestão da água...
Quer impulsionar a eficiência operacional e aumentar a competitividade da sua empresa Descubra como as ações de sustentabilidade podem ajudar nisso...
Otimizar os processos de gestão das águas ajuda a construir cidades mais sustentáveis Conheça as principais diretrizes desse trabalho e os desafios mais frequentes das empresas...